sábado, 31 de agosto de 2013

Nutrição, sua linda! - Uma escolha


Hoje é dia do profissional nutricionista!

Entrei sem querer e quando vi não havia mais volta, a nutrição me fisgou de uma forma que não consigo explicar muito bem. Jornalismo, Letras e Moda eram cursos que estavam anos luz na frente de Nutrição, de qualquer forma, minha mãe sempre disse que não pagaria minha faculdade, que eu precisava ter uma profissão e depois poderia fazer o que quisesse. Entrei na escola técnica, no curso que "aparentemente", me deixaria o mais distante de gente doente e sangue, entrei na escola técnica porque precisava de dinheiro para entrar na faculdade, entrei na escola técnica querendo sair logo de lá! 

Depois de três anos de estudo, eu sai do curso técnico em nutrição e a nutrição não saiu de mim, então, fui em busca de um espaço maior onde pudesse aprender mais sobre tudo aquilo que eu não queria no início. Dos 30 colegas que iniciaram comigo o técnico em nutrição, hoje, somente eu sigo na área, vai entender essa vida?!

Eu não tenho muito o que dizer. A Nutrição brinca comigo, porque é um quebra cabeça que pode ser montado de várias formas diferentes com as mesmas peças, tenho certeza que ainda não são conhecidas todas as peças e possibilidades de combinações a serem feitas. Tenho perpassado por algumas áreas dela, batendo em algumas portas, vivenciando alguns lugares, as vezes me acho, outras vezes me perco. Muitas vezes dá um frio na barriga em pensar que daqui a um ano estarei pegando meu diploma e efetivamente vou poder dizer que sou uma nutricionista, sério, não me sinto preparada! Quantos conhecimentos já passaram por mim ao longo desses semestres, alguns entendi, absorvi, outros desprezei, esqueci, muitos estão bem presentes no meu dia a dia, tem aqueles que tenho que correr atrás do esquecimento, fora os que não estão no currículo e eu venho buscando.  

Indivíduo - Alimento - Ambiente, uma tríade complexa, cheia de complementos que vão desde a molécula ATP de uma mitocôndria até o efeito ecológico das monoculturas alimentares nos latifúndios do mundo e o que todo esse fluxo de informação interfere no meu organismo e no organismo do mundo. Porque comer não é um ato apenas fisiológico e alimento não é só uma massa formada por nutrientes, em tudo isso há muita dinâmica, muita vida! 

Pra mim, a nutrição tem a prevenção na sua essência e a saúde como um fruto natural do seu desenvolver. Pra mim, a nutrição é encantadora, mesmo que inúmeras vezes eu me sinta "descaracterizada" das demais pessoas pensantes que compõem esse nicho social. 


Porque nutricionista é aquela que sabe cozinhar, tem a tabela de composição química de alimentos na ponta da língua e consegue lhe fornecer uma dieta milagrosa que faz perder 20 quilos em 7 dias! Porque nutricionista é aquela que te recebe em um consultório branco com poltronas verdes. Porque lugar de nutricionista é no hospital calculando dietas... JURA! Não se engane, não se engesse, a nutrição é mais do que um senso comum/distorcido(?) refletido no imaginário geral.

Sobram fotos que registraram as experiências que tenho experimentado por ter feito esta escolha. Faltam palavras para descrever o quão realizada eu fico ao me dar conta do quanto já aprendi, das trocas que já fiz e de tudo que ainda posso concretizar com esses conhecimentos. Teorias que ganham significado na realidade da vida, políticas que se desmontam frente aos imensas demandas sociais que reafirmam a importância da minha profissão, cada vez mais humana, cada vez mais cidadã.

Gostaria de agradecer a todas as professoras (e professores né?), colegas, amigxs, parentes, conhecidxs e assemelhadxs que de uma forma ou outra me fazem querer continuar nessa escolha de promover saúde através do alimento. A cada porta que me foi aberta para descobri uma face nova da nutrição que tem encantado meus olhos e confirmado a ideia de que estou no caminho certo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário