domingo, 4 de agosto de 2013

Era só uma legenda...

Oi gente!

Hoje não era um dia em que eu estava esperando escrever aqui. Queria simplesmente dar uma olhada rápida no meu facebook antes de dormir para então viver o último dia de férias. Nossa, essa frase ficou um tanto dramática, mas essa é a mais pura verdade, uma passada rápida pela "vida virtual" que está me rendendo mais esse registro. Entre um curtir, outro compartilhar e umas conversinhas bobas resolvo postar uma foto, não pela foto em si, mas pelo que gostaria de escrever na legenda da foto... bom, não preciso dizer que uma frase gerou outra frase, que gerou um parágrafo, que lembrou uma música e como não podia colocar tudo isso em uma legenda de foto vim para minha colcha de retalhos que dá mais liberdade de mesclar as ideias. 


Entrei no VER-SUS porque um dia uma professora me disse que tinha perfil. Perfil de quê? Perfil pra quem? Perfil por quê? Sei que minha professora não quis ser pejorativa quando disse isso, muitas pessoas usam essa palavra todos os dias para explicar muita coisa, de qualquer forma eu não gosto muito dela, não sei bem dizer porque, quando penso nela relaciono-a com "categoria", "caixinha", ex/includente de algo por possuir ou não competências para executar uma ação. Muitos sentimentos, projetos, expectativas. histórias e vivências me formam como pessoa e tudo o que eu já vivi até agora é diferente do que todas as demais pessoas no mundo viveram, isso faz de mim e delas sujeitos únicos nesse mundo. Sei que não é anormal da minha parte falar de unicidade, mas procuro considerar esse fator de suma importância para (tentar) entender o desenrolar dos processos na vida, seja perto ou longe de mim. 

Quando entrei por esse projeto conheci pessoas tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidas comigo, uma realidade que tem me paralisado. A cada contato as minhas diferenças se colidem com as demais, assim como as semelhanças, gerando inúmeros questionamentos. Até certo ponto era compreensível pra mim aceitar as diferenças, porém pensar nas diferenças dos outros em "harmonia" com as minhas semelhanças é algo confuso e conflitante. Essa mistura toda reafirma o meu estranhamento com relação ao uso da palavra "perfil" porque até mesmo as semelhanças existentes entre as diversas pessoas que fizeram e fazer VER-SUS comigo _sendo no espaço que for_ estão em proporções e intensidades diferentes entre si, como definir um padrão? Como estabelecer um equilíbrio, um caminho comum entre "onde estamos" e "para onde vamos"? QUE COISA MALUCA! 

Tenho consciência de que não encontrarei as respostas para os meus questionamentos num passe de mágica e que muita reflexão será necessária para desvendar quem sabe um deles. E a pergunta que não se cala: o que me faz ter perfil para estar no VER-SUS? E não somente nesse projeto, mas em todas as demais situações nas quais estive e estou inserida, o que me faz ser assim? Minha fé? Meus valores? Minha família? Amigos? Medos? Expectativas? Meus (des)encontros com as pessoas e com a vida? A mistura de tudo? A falta de alguma coisa? Interrogações não faltam só nesses parágrafos...

Talvez as minhas motivações para permanecer nesses espaços expliquem porque eu entrei neles, e para não me prolongar nesse sentido deixo o trecho de uma canção: 

"Começou como um sentimento
Que depois se transformou em uma esperança
Que se tornou então um pensamento quieto
Que se tornou então uma palavra quieta
E então essa palavra ficou cada vez mais alta
Até que se tornou um grito de guerra"
The call - Regina Spektor

Era só uma legenda, pra dizer o quão feliz eu estava de realmente ter criado amigos nesse projeto. Amigos que mesmo não me entendendo (quem me entende mesmo?) consegue tirar um sorriso sincero dos meus lábios; conhecem sonhar ideais parecidos com os meus mesmo que com caminhos diferentes; conhecem ir juntando as peças necessárias para construção; senão de um mundo, de uma realidade melhor para além de desejos individuais, para uma coletividade futura. Não quero com essa postagem desmerecer aqueles que até então fazem parte da minha vida, impossível negar o passado pois é ele quem me constitui, tenho muito carinho e apresso por isso, mas alegro-me com as novidades que se apresentam e espero conseguir mesclar tudo de maneira a conseguir colorir mais os meus dias, minhas histórias, construções e realidades. 

Era só uma legenda, para tentar registrar que apesar do cansaço esse esforço me faz bem, é uma parte concreta de um sonho por vezes bem distante, mas a cada bom momento como esses 12 dias torna-se um pouquinho mais possível. 

Era só uma legenda, para tentar agradecer a cada pessoa que fez e faz esses espaços possíveis, seja aqui em Porto Alegre ou lá longe na Itália. 

Era só uma legenda que pudesse transmitir os sentimentos que fervem dentro de mim e transbordam, as vezes em ações, outras em palavras, outras em lágrimas.

Era só uma legenda para dizer que cabe tudo isso e muito mais no meu coração.

Era só uma legenda para dizer: "PREPARA! Que agora é hora de começar a vivência..."

Era só uma legenda para dizer que saúde é a capacidade de gerar vida, uma capacidade intrínseca em cada ser humano: gente que gosta de gente, gente que se importa com gente, gente que é gente!

Era só uma legenda, era só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário