domingo, 14 de julho de 2013

Paciência histórica

Isso pode ser óbvio para muitas pessoas, mas a vida é feita de processos. A todo o momento acontecimentos se desenrolam (re)criando a história da humanidade. A primeira vez que ouvi essa expressão foi na minha participação do projeto VER-SUS em uma gramado ensolarado de uma tarde de sábado. O que fez todo o sentido pra mim, uma das coisas que sempre falei é que precisamos respeitar os tempos de cada pessoa ou situação. Eu consigo entender e aguardar o desenvolvimento de uma flor, consigo esperar o tempo necessário para criar uma criança para que ela seja "uma pessoa de bem", consigo entender e tentar fazer parte de imenso processo que é trabalhar por uma saúde melhor a partir da qualificação do SUS. Não é difícil pra mim entender Salamão ao dizer que "há tempo para todo propósito de baixo do céu", sabe o que é difícil pra mim? Enquadrar toda essa compreensão na minha vida.

Não é estranho? Não cobrar dos outros um retorno rápido dos processos e ao mesmo tempo ser impiedosa com os tempos para mim mesma. Eu consigo entender o valor de um vínculo criado entre moradores de rua e profissionais do Consultório na Rua, mas não consigo dar valor as horas de sono que posso ter ou não nas noites da semana. Já me martirizei muito por não cumprir prazos que eu mesma estabeleci ou não não ter o tempo que queria para realizar os planos que eu achava coerente. Ter calma, sim eu tinha com tudo, menos comigo. E por mais louco que possa parecer somente a pouco tempo me dei conta disso...

Preciso aprender a ter uma paciência histórica comigo mesma e deixar que minhas ações, projetos e sonhos formem um bom caminho a seguir. Sem atropelos, sem enlouquecimento, mesmo que não seja simples, mas que seja meu e tenha o seu tempo. Enfim... sem muitas palavras, hora de refletir.

 Há esperança, um dia eu aprendo. ;)

"...tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de gurra e tempo de paz." [Eclasiastes 3: 7-8]


Nenhum comentário:

Postar um comentário