sábado, 13 de julho de 2013

Nutrição, sua linda! - Clarís Cozinha Artesanal

Essa semana meu semestre finalmente terminou. Faz parte da minha rotina não ter rotina, horários malucos e eventos marcados no mesmo horário, mesmo com uma agenda, não consigo ainda trabalhar com ela, espero que um dia eu aprenda (risos...). Dentro dessa loucura que é o meu semestre havia um momento fixo, divertido e leve onde eu estava todas as manhãs: Clarís - Cozinha Artesanal, essa foi a porta que me abriram para realizar o estágio obrigatório de Administração de Unidade de Nutrição.

Ontem, terminei meu ciclo de aprendizagem/trabalho nesse espaço que vai deixar boas lembranças em mim. Não há dúvidas que aprendi muito com cada colega que forma essa equipe de trabalho, eles realmente sabem o que é trabalho em equipe e por mais que as tarefas num olhar mais macro sejam sempre as mesmas, cada dia tem a sua peculiaridade a ser vivida, cada dia com a sua dinâmica própria e sua trilha sonora! Sim, não importa onde você esteja, se na cozinha, copa ou escritório sempre está a disposição uma música a ser ouvida e dos mais diversos gêneros musicais. Não sei se as pessoas que lá trabalham consegue perceber, mas há uma leveza singular em fazer parte do Clarís.


Falando um pouquinho sobre a nutrição nesse espaço. É um viés interessante para aquelas pessoas que tem o pé na administração de empresas ou tem um carinho especial por gastronomia. A nutricionista que escolher pelo caminho das refeições coletivas em restaurantes tem que ter criatividade para elaboração de cardápio, bem como uma noção prévia de que nem sempre você vai poder estar na cozinha, em contato com os alimentos, se esse é um desejo latente. Não, nutricionista não é sinônimo de ser cozinheira, mas como uma professora muito querida nos falou certa vez: "qual o problema em ser?". Existe um prazer intrínseco no ato de cozinhar para aqueles que tem esse hábito e juntar isso com preocupação nutricional e beleza/técnicas gastronômicas é algo super legal. Minha (ex)chefe, Clarissa, é uma pessoa assim: que ama cozinhar, está um pouco distante disso em função das MUITAS atividades administrativas a serem feitas todos os dias no restaurante. De qualquer forma, sempre que pode está lá com sua touquinha e jaleco ajudando, experimentando, sugerindo. Ela treina a estagiária, observa o ponto, conversa com os fornecedores, entra em contato com a empresa de divulgação, esclarece dúvidas de cliente para eventos e ainda assim às 11:30 está lá na porta sorridente aguardando os clientes para o almoço. 

Vale a pena abrir um tempinho para ir almoçar no Clarís. No trajeto de se servir no buffet, lembre da equipe da cozinha que todos os dias está cedinho combinando os ingredientes, acrescentando temperos que darão um sabor especial ao seu almoço. Lembre-se do ambiente diferente que foi pensando e organizado pelos rapazes da copa, do guardanapo dobrado ao clima do ar condicionado. Fique tranquilo, a maioria dos ingredientes utilizados no cardápio são orgânicos, ou seja, menos agrotóxicos e mais saúde no seu dia! Além disso, existe lá uma estagiária chata verificando se está tudo higienizado, organizado, seguro, sem possíveis problemas de contaminação. 

Confesso que não estava entusiasmada para entrar nesse semestre. Minhas férias foram cheias de incertezas e demorei até conseguir um estágio, pensei em trancar a disciplina, pensei em parar tudo, pensei em virar hippie (ainda penso as vezes...). Ao longo dos dias as coisas foram se ajeitando e louvo a Deus que tudo deu certo no final. Não adianta, ansiedade está em mim, preciso aprender a me tranquilizar e deixar que as coisas aconteçam e avida se desenrole, afinal estou na caminhada, não para e isso faz toda a diferença. Deixo o meu abraço a todos que me receberam com tanto carinho neste restaurante. Obrigada pelas dicas, orientações e incentivos. Saio feliz com o período de aprendizagens, saio com saudades das manhãs musicais e cheias de tarefas, afinal tem que "se virar nos 30" para deixar tudo perfeito para abertura às 11:30. 

Vocês são uns queridos! Vão ficar na minha história. =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário